Ortopedista especialista em joelho
A Medicina é uma área demasiado abrangente, tendo em vista a vasta quantidade de órgãos, sistemas e processos fisiológicos e bioquímicos que compõe o corpo humano e podem apresentar alterações patológicas. Assim, para que tratamentos cada vez mais efetivos sobre condições clínicas específicas possam ser desenvolvidos, é de extrema importância que profissionais da Medicina busquem se especializar e dedicar parte considerável de sua formação a estudar e aprimorar as técnicas de suas respectivas especialidades.
Com o desenvolvimento acadêmico e a popularização de pesquisas científicas em diferentes áreas da saúde, grandes áreas vão gerando especialidades, das quais muitas vezes acabam surgindo novas especialidades. Por exemplo, dentro da grande área Medicina existe a Neurologia, que se dedica a tratar alterações no Sistema Nervoso, mas o cérebro humano possui tamanha complexidade que dentro da Neurologia existem profissionais voltados especificamente para tratar problemas de memória, epilepsia, transtornos afetivos ou doenças causadoras de demência.
Outro exemplo é a ortopedia, especialidade que se dedica a tratar as implicações da saúde associadas aos elementos do aparelho locomotor. Os elementos que compõe o aparelho locomotor possuem tamanha complexidade que dentro da ortopedia existem especialidades com ênfase em um ou outro elemento do aparelho locomotor. E neste artigo iremos discutir as características de um ortopedista especialista em joelho.
O que trata um ortopedista especialista em joelho
Como mencionado, o Ortopedista trata das patologias e alterações que comprometem o aparelho locomotor, das quais pode-se destacar as seguintes:
- Ossos: traumas, fraturas e fragilidade por conta de alterações genéticas e associadas ao desenvolvimento, como perda de minerais como cálcio, por exemplo.
- Músculos: tensão e lesões durante a prática de atividades físicas ou um acidente.
- Ligamentos: rompimento, inflamação ou lesão durante atrito ou prática de atividade física.
- Articulações: fraturas, lesões e perda da mobilidade por conta da sensação de dor e desconforto.
Assim, o Ortopedista é um especialista que trata traumas, fraturas, lesões e rompimentos nestes elementos, os quais costumam dificultar a mobilidade do indivíduo, causando dor, tensão e desconforto nas atividades diárias. Já o Ortopedista especialista em joelho trata das alterações nestes elementos quando estas acometem especificamente o joelho e seus elementos.
Experiência e qualificações
O I.J.S.P. é composto por uma equipe de 15 profissionais Ortopedistas especialistas em joelho. Ao todo, são mais de duas décadas de experiência clínica, buscando sempre atualizar seus conhecimentos e desenvolver novas técnicas e procedimentos para tratar pacientes acometidos por lesões no joelho. Destaca-se a constante atualização acadêmica, através de pesquisas e formações nacionais e internacionais.
Os serviços que realizam o ortopedista especialista em joelho
Os profissionais do I.J.S.P. realizam diferentes procedimentos para tratar as principais patologias e alterações disfuncionais do joelho, tais como:
- Transplante de Cartilagem: trata-se de um procedimento realizado para reparar lesões no tecido conjuntivo que estabiliza a movimentação do joelho.
- Transplante de Menisco: a cirurgia de transplante de menisco consiste na substituição de um menisco lesado por um menisco de um doador, sendo uma cirurgia pouco invasiva e bastante efetiva para alguns tipos de lesão nesta região.
- Sutura de Menisco: a sutura do menisco é um procedimento que visa reparar um menisco lesionado, através de uma espécie de “costura” do menisco em questão.
- Prótese total de joelho (biológico): a prótese total do joelho é um procedimento recomendado quando o joelho está muito lesionado, seja por artrite ou por qualquer outro fator causador de lesão, uma vez que nestes casos a mobilidade do indivíduo fica bastante comprometida e é comum apresentar dor e desconforto constantemente. Assim a cirurgia para inserção da prótese total do joelho visa recuperar a mobilidade da articulação e eliminar focos de dor e desconforto que o indivíduo possa estar sentindo.
- Reconstrução de ligamento: a reconstrução de ligamento é feita, geralmente, através do enxerto de tecido conjuntivo. Este tecido normalmente é outro tendão ou músculo do próprio paciente, de área vizinha à região onde ocorrerá a cirurgia de reconstrução de ligamento. Realiza-se então uma sutura, isto é, uma espécie de costura deste novo tecido, buscando devolver o paciente a autonomia e a mobilidade que o ligamento proporcionava antes de sofrer a lesão ou deterioração que o levou a buscar o atendimento clínico.
- Condroplastia: procedimento cirúrgico que visa a reconstrução ou o reparo de uma cartilagem. No caso de procedimentos realizados por Ortopedistas especialistas em joelho, a Condroplastia busca reparar possíveis irregularidades decorrentes de traumas ou alterações naturais na cartilagem que compõe a parte articular da patela. Esta alteração costuma provocar sensação intensa de dor, podendo limitar os movimentos do indivíduo. Cabe ressaltar que, embora seja um procedimento efetivo e importante para quem sofre de irregularidades na porção articular da patela, a Condroplastia requer cuidados extensos no período pós-operatório.
Tipos de patologias do joelho
Como já mencionado neste artigo, o Ortopedista trata diferentes alterações patológicas que comprometem a eficácia do aparelho locomotor, incluindo traumas, fraturas, lesões e rompimentos. Sendo o joelho uma estrutura tão específica, o Ortopedista especialista em joelho costuma tratar alterações bem pontuais, tais como:
- Rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
- Rompimento do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)
- Luxação patelar
- Condromalácia patelar
- Artrose
- Tendinite patelar
- Síndrome do corredor
- Lesão no menisco
Além disso, fraturas e lesões pouco específicas, e a própria perda do volume e da integridade dos componentes do joelho em decorrência da idade podem levar o indivíduo a buscar o auxílio de um Ortopedista especialista em joelho. Por isso, o ideal é fazer acompanhamento constante, sobretudo no caso de já ter sofrido acidentes ou traumas na região, bem como em caso de ter histórico familiar de doenças ósseas associadas ao envelhecimento.
Destaca-se ainda a importância de ficar atento aos sinais e sintomas iniciais de uma patologia do joelho, pois o diagnóstico precoce é sempre um dos principais elementos para a eficácia do tratamento de qualquer patologia ou alteração funcional. Por isso, caso você sinta dor ou desconforto intenso por mais de três dias, observe que a dor não diminui com o repouso ou até mesmo tenha a presença de sintomas adicionais, como febre, inchaço da articulação e perda da mobilidade, entre em contato com nossa equipe para agendar uma avaliação com nossos especialistas.
Agende sua avaliação
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato com você.