Reconstrução do LCA
O joelho são composto por 4 ligamentos sendo 2 ligamentos cruzados ( anterior – posterior ) .O lca é um dos quatros ligamentos do joelho . Tem função de restringir 85% da força de deslocamento da tibia/femur. Sua função é resistir o movimento de translação anterior da tibia e de rotação o lca é o ligamento mais lesado e submetido a tratamento cirurgico.
Seu mecanismo de lesão e ruptura geralmente é sem contacto.
O femur/tibia gira em posições opostas causando a ruptura do lca.
Ligamento colateral lateral
A lesào em varo do joelho . O que ocorre quando outro ligamento são lesados.
Os sintomas do entorse ou do lcl, são dores localizadas na face lateral e edema, podendo evoluir para instabilidade do joelho. Pode ocorrer risco de lesão do nervo fibular.
O tratamento do lcl isolado raramente requer cirurgia. geralmente em 6 semanas se recupera. Quando evolui para instabilidade requer necessidade de reconstruções.
Lesões ligamentares múltiplas
Pacientes que sofrem lesões severas do ligamento ( múltiplas ) , necessitam de reconstrução . Sendo importante devido a evolução para osteoartrose. O complexo postero-lateral é mais importante para estabilidade da articulação. O diagnóstico deve ser preciso . Para que a programação cirúrgica não tenha falha. As radiografias e a rnm juntamente a hostoria e exame clinico é fundamental. Sendo de importância relevante a capacidade de atividade e trabalho que o indivíduo exerce. Os enxertos são escolhidos de acordo com a gravidade e relevância da lesão existente .
A reabilitação pós operatória segue o protocolo de lesões e evolução da gravidade de cada caso . Os cliente buscam no que tem de melhor e de experiência e confiança do nosso serviços.
Ligamento colateral medial
Uma lesão do lcm pode ser muito dolorosa e é causada em tensão valgo em um joelho levemente flexionado. O numero de jogador de futebol que lesam é muito alta .
O tratamento de ruptura parcial ou lesão por estiramento é geralmente conservador. Nos casos de lesões mais graves , nos graus iii/iv que levam a instabilidade podem exigir tratamento cirurgico.
Tratamento não cirurgico
O tratamento não cirurgico do lca não é muito comum , geral mente em pacientes pouco ativos e com lesões associadas ( neurologica ).
A reconstrução do lca confirma nos paciente a necessidade de equilíbrio neuromuscular , como também a propriocepção que é posição do corpo mediante mecanismo sensitivéis distribuído no joelho.
Realizado o diagnóstico através da sua história clinica e exame físico . A ressonância nuclear magnética é útil na complementação do diagnóstico.
No tratamento do lca na fase aguda é basicamente de gelo e repouso relativo.
A indicação cirúrgica se dar em pacientes jovem e ativo.
A cirurgia do lca é operação complexa quer requer experiência . Muitos fatores devem ser considerados, como atletas competitivos, amadores e indivíduos que necessitam da reconstrução pela capacidade de manter o joelho estável e condicionado para sua atividade profissional.
Os enxertos temos osso – tendão – patela , semitendinoso e grácil, e o tendão quádriceps.
A reabilitação pós – cirúrgica é essencial na recuperação da reconstrução , Isso levará um paciente de 6 a 12 meses para condicionar e voltar a treinar.
Agende sua avaliação
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato com você.