O que é transplante de cartilagem?
O transplante de cartilagem tem como objetivo transferir e regenerar juntamente com a nova cartilagem para áreas onde foram danificada.
Quem é o cliente ?
- Pessoas ativas;
- Com áreas localizadas de artrite;
- Com idade entre 15 e 55;
- Que possuam meniscos íntegros.
Implante autólogo de condrócitos (IAC)
O implante autólogo de condrócitos depende de células de cartilagem recém-crescidas. Requer duas etapas, as novas células de cartilagem são cultivadas e depois implantadas no defeito da cartilagem.
O tecido de cartilagem saudável é removido de uma área do osso que não suporta o peso. Este passo é feito como um procedimento artroscópico. O tecido que contém células de cartilagem saudáveis, ou condrócitos, é então enviado para laboratório. As células são cultivadas e aumentam em número durante um período de 4 a 6 semanas.
Transplante de autoenxerto osteocondral
Este procedimento também conhecido como mosaicoplastia ou OATS. Geralmente esse casos, são indicados em casos de lesões entre de 1-2 cm. Com essa técnica em particular, instrumentos especiais são para colher uma área de cartilagem é imediatamente transplantada para área danificada, sem qualquer período de crescimento em um laboratório.
Isso é importante é limitado pela quantidade de cartilagem que você pode remover da área não crítica do joelho. É por isso que não podemos fazer isso para lesões com mais de 2 cm de tamanho.
A vantagem que tudo é feito em uma operação e geralmente pode ser feito artroscopicamente. Os enxertos são colhidos por tubos que são usados e perfurar a área que usamos na região doadora. E novamente a área danificada é perfurada e o tubo de osso e cartilagem é transplantado para área danificada. Esta cirurgia tem vantagem de um período de recuperação muito mais curto.
Quanto a reabilitação diferente da bioartroplastia, precisa permanecer um período mais longo para carga.
Transplante de aloenxerto osteocondral
Usa cartilagem de fora paciente, geralmente de um doador externo. O cirurgião remove um tampão circular de cartilagem saudável de um doador externo. Um aloenxerto é geralmente usado quando o defeito de cartilagem que está sendo tratado é maior que 2 cm.
Está cirurgia exige uma incisão aberta.
Terapia celular (bioengenharia tecidual)
As oportunidades da engenharia de tecidos tem seu uso na vanguarda da medicina regenerativa, aonde a pesquisa em Células Estaminais - Pluripotentes, concentra em novas maneiras de regenerar partes de lesões de cartilagem danificadas por tecidos saudável. O uso de células mesenquimais são obtidos através de fatores de crescimento que estimulam novos tecidos podem ser isolados e usados para regenerar e transformar lesões cartilaginosas, em tecidos normais.
O cirurgião que realiza procedimentos de regeneração ou substituição do joelho com Células Estaminais - Pluripotentes ou plasma rico de plaquetas ( PRP ) com expectativas de estimular o crescimento de novas células.
Tanto as Células Estaminais - Pluripotentes quanto as plaquetas estão envolvidas em processo de cura natural, sendo um processo de pesquisa bastante avançado no mundo e no pais.
Agende sua avaliação
Preencha os campos abaixo e em breve entraremos em contato com você.